O custo de aquisição de clientes trata-se da soma dos valores necessários para fechar um novo contrato. Então, se você gasta mais dinheiro para efetivar um novo relacionamento comercial do que o valor pago por este cliente para ter acesso aos seus produtos ou serviços, essa conta não fecha e você acaba no prejuízo.
Esse conceito deve sempre ser considerado ao analisar as estratégias de marketing e vendas de sua empresa.
Boas práticas gerenciais indicam a necessidade de se considerar o custo de aquisição de clientes na hora de definir o planejamento estratégico da sua empresa. Isso porque costuma ser mais compensador manter o seu público atual e expandir os contratos já ativos do que ir atrás de novos públicos para incrementar o seu fluxo de caixa.
Pode ser muito mais barato e estrategicamente interessante preservar as relações, mesmo diante de inconsistências, do que passar todo o processo de buscar um cliente novo e qualificado.
De quais inconsistências estamos falando?
Quando um cliente tem dificuldades, um dos primeiros sintomas pode ser o atraso no pagamento. Para evitar isso, uma assessoria de cobrança tem a capacidade de identificar essa realidade com antecipação. Assim, antes mesmo da data de pagamento é importante fazer o acompanhamento do cliente e se certificar de que está tudo certo para a liquidação do valor no prazo correto.